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A importância do controle e reposição de stock

Quem tem na atividade o manuseio de mercadorias, seja para produção ou para venda, tem no estoque um setor fundamental. Aquele espaço muitas vezes sem vida, reservado ao armazenamento de itens variados, cumpre papel relevante justamente na sobrevivência do negócio.

Mesmo empreendedores que se equivocam ao ver o estoque como um custo sabem o quanto sua operação depende dele. Afinal, o que seria de uma fábrica de roupas sem tecidos para produzir suas peças? Ou de uma farmácia sem remédios? E o que dizer de uma mercearia com estoque lotado, mas boa parte dele já fora do prazo de validade?

Em todos os exemplos, há um fator em comum: prejuízo, prejuízo e mais prejuízo. Se aos seus olhos, pelo custo que gera e pela dificuldade de controle, o estoque é ruim, muito pior sua empresa fica ao se descuidar dele.

Mas por que não enxergar de um modo diferente? Pelo lado da eficiência, por exemplo? Quando há controle e organização, a reposição de estoque no tempo certo garante redução de custos e contribui para o aumento nas vendas.

Quer poder oferecer o que o cliente procura, garantir a satisfação dele e o seu faturamento? Então, cuide do stock.

Como definir a velocidade de reposição no stock

Quando o modelo de negócio é o de recorrência, ou seja, as vendas se repetem em quantidade mês a mês, a gestão fica facilitada. Dá até para definir intervalos fixos para a compra e reposição de stock.

Em outras empresas, quando os números apresentam uma variação grande, com vendas no melhor estilo “cardiograma”, a alternativa pode ser fechar uma parceria com fornecedores, talvez até envolver a tecnologia de EDI (troca electrônica de dados) para assegurar a reposição na velocidade mais adequada, quem sabe até diária.

Outra estratégia fácil de ser colocada em prática, mas nem sempre efetiva, é a de realizar os pedidos de reposição de estoque de cada produto com base na média de suas vendas no mês anterior, ou em outro período de tempo.

Mas o que ela tem de simples, tem de arriscada. Como há muitos fatores envolvidos, como sazonalidade, inflação, entre outros, não se pode esperar a repetição no comportamento de vendas de uma determinada mercadoria.

Isso não significa dizer que uma estratégia é melhor ou pior do que a outra, mas que há uma tática mais adequada para as necessidades da sua empresa. E o que irá determinar qual será ela é o seu planeamento.

Quer uma dica? Conheça primeiro seu stockmínimo e máximo para poder definir com maior precisão qual a necessidade de reposição de mercadorias no seu negócio.

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O estoque máximo, por sua vez, corresponde ao total de itens que a reposição deve alcançar. Ele é bastante útil para definir o tamanho da compra a ser feita. Se um determinado produto tem 50 unidades como seu estoque máximo e há 20 disponíveis, significa que outras 30 devem ser encomendadas junto ao fornecedor.

Embora o conceito não seja tão importante quanto o nível mínimo, conhecer o estoque máximo ajuda a gerenciar melhor o próprio espaço físico, além do sempre delicado controle de produtos perecíveis, que tantas perdas financeiras geram se mal administrados.

Conheça seu estoque máximo

O estoque máximo, por sua vez, corresponde ao total de itens que a reposição deve alcançar. Ele é bastante útil para definir o tamanho da compra a ser feita. Se um determinado produto tem 50 unidades como seu estoque máximo e há 20 disponíveis, significa que outras 30 devem ser encomendadas junto ao fornecedor.

Embora o conceito não seja tão importante quanto o nível mínimo, conhecer o estoque máximo ajuda a gerenciar melhor o próprio espaço físico, além do sempre delicado controle de produtos perecíveis, que tantas perdas financeiras geram se mal administrados.

Atenção ao estoque envolve toda a empresa

A reposição de estoque está diretamente relacionada com as compras e as vendas de uma empresa. Afinal, quando o comercial faz bem a sua parte, o estoque é esvaziado mais rapidamente e, como consequência, o setor de compras precisa garantir que novos produtos cheguem a tempo.

Veja que só aí já envolvemos três áreas diferentes da empresa. Não é exagero, então, afirmar que a responsabilidade sobre o controle de estoque vai além dos colaboradores que trabalham diretamente nele.

Em um estabelecimento comercial, o registro de venda gera informação ao estoque para saída do produto. Caso a operação atinja o ponto de pedido, a área de compras precisa ser acionada. Nesse caso, a venda gerou direta e indiretamente ao setor financeiro uma receita e uma despesa a contabilizar.

Imagine, então, fazer todo esse acompanhamento de forma manual e ainda calcular literalmente na ponta do lápis ponto de pedido, estoque mínimo e máximo. Sofre só de pensar? Mas não precisa, pois a tecnologia pode automatizar todas essas e outras tarefas de controle de estoque.

Dada a exigência particular de integrar processos de diferentes áreas da empresa, é mais do que indicado contar com um sistema de gestão online. Esse software gerencia vendas e estoque e se conecta ao financeiro, facilitando o fluxo das informações e a tomada de decisão sobre compras.